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Bem-vindo ao sítio Corpus Hermeticum.
O Hermetismo não é uma religião institucionalizada e nem pretende ser. Esse movimento cresceu em um ambiente cosmopolita, diversificado e globalizado, fazendo parte de um sistema eclético filosófico-religioso. Em termos de adesão a uma religião institucionalizada, o Hermetismo nunca se enquadrou em nenhuma. Nesse sentido, ele, institucionalmente, está fora das fronteiras de cultos, hierarquias e dogmas religiosos. Sua mística filosófica é semelhante ao Taoísmo Daojia (filosófico) que pode ser encontrada no Tao Teh Ching (Daodejing); e pode se assemelhar aos sistemas filosófico-religiosos do Bhakti-Yoga e do Jñāna-Yoga do Sanātana-Dharma (Hinduísmo) que são descritos no Bhagavad-Gītā. O Hermetismo é uma mística devocional alternativa (eusebeia). Em geral, as raízes do Hermetismo estão no Mundo Eclético Greco-Egípcio, cujos escritos, em sua grande maioria, foram produzidos durante o período de dominação romana.
Quando a Cristandade se tornou religião oficial, todas as devoções e religiões não-cristãs foram largamente perseguidas, aniquiladas ou banidas para fora dos domínios da Cristandade. Os Escritos Herméticos que puderam ser conservados, só o foram graças aos Mulçumanos e aos Sabeus de Haran (entre os países que atualmente correspondem à Turquia e ao Iraque). Outros textos foram compilados por cristãos e não-cristãos que viam no Hermetismo uma fonte inspiradora, entre tantos, pode-se citar, Latâncio e Stobeu.
Os Sabeus de Haran tinham a Literatura Hermética como textos sagrados, cujo profeta era Hermes Trismegistos, citado no Islamismo como Idris (Al Koran 19.57 e 21.85). No período medieval, no Ocidente, o Hermetismo também foi seguido como práticas devotas alternativas à Cristandade, mas sem nenhum contato com os textos heméticos gregos. No século XI, o monge cristão ortodoxo de Constantinopla, chamado Mikhael Pselos, teve acesso a alguns Escritos Herméticos. A relativa aproximação entre as regiões de Haran e de Constantinopla facilitou esse acesso. Pselos encabeçou o Movimento de Reavivamento do Hermetismo em Constantinopla. Posteriormente, com a queda de Contantinopla (em 1453), vários religiosos ortodoxos fugiram e levaram manuscritos consigo.
A queda de Constantinopla coincide com a Renascença na Europa. E não é por acaso que vários religiosos, filósofos e professores bizantinos atuaram na Itália, principalmente em Florença, por exemplo, Emmanuel Chrysoloras e Ioannis Argiropoulos (Giovanni Argiropulo), os quais reintroduziram o estudo do grego e da filosofia clássica no Ocidente. A partir daí, percebe-se também a busca por manuscritos gregos. No período da Renascença, Di Pistoia foi incumbido de encontrar manuscritos para Cósimo de’ Médici. Di Pistoia encontrou na Macedônia um manuscrito grego daquilo que mais tarde seria chamado de Corpus Hermeticum. Chegando a Florença, ele entregou o manuscrito a Cósimo de’ Médici, que, por sua vez, pediu a Marsilio Ficino (Marsilius Ficinus) que fizesse a tradução latina. Ficino conclui a tradução em 1463 e publicou a primeira edição latina do Corpus Hermeticum em 1471. O Corpus Hermeticum foi o primeiro texto grego traduzido para o latim por Ficino. Cósimo e Ficino enfatizavam a santidade desses escritos. Mais tarde, em 1554, o filólogo católico francês Adrianus Turnebus, publicou a editio princeps do Corpus Hermeticum grego.
O Hermetismo influenciou pensadores, artistas e escritores humanistas e renascentistas, entre eles, Marsilio Ficino, Cósimo de' Médici, Giovanni Pico della Mirandola, Johannes Reuchlin, Giordano Bruno, Adrien Turnèbe (Adrianus Turnebus), Flussas François de Foix-Candale (Franciscus Flussas), Franjo Petrić (Franciscus Patricius ou Francesco Patrizi da Cherso), entre outros.
Esse sítio tem como objetivo ser:
a) Um meio de se entender o Movimento Hermético e suas principais doutrinas.
b) Um veículo de divulgação do Estudo da Consciência Hermética.
c) Um Polígrafo Eletrônico, tratando gradualmente de vários assuntos sobre o Corpus Hermeticum e sobre o Hermetismo.
O primeiro propósito é entender a importância do Hermetismo na pesquisa da História das Religiões, da História da Filosofia, Teologia, Semiótica etc. E, para isso, é necessário conhecer sobre os asssuntos e debates que são levantados no estudo da Literatura Hermética, como datação, assuntos tematizados, doutrinas etc.
Alguns artigos e textos estão disponíveis na coluna vertical à esquerda dentro de temas próprios, como Ética, Demonologia, Antropologia etc. Eles também estão listados na página de Downloads. A maioria desses textos é downloadable, ou seja, eles podem ser baixados. O método mais conveniente de contato é enviar alguma mensagem na página Contatos/ Contacts. Também vocês podem comentar sobre este sítio no Guestbooks.